21 agosto, 2018

Galileu em Murano

1609 - Galileo lidera uma procissão de senadores venezianos pela Piazza San Marco e sobe o Campanile para seu primeiro olhar através de um telescópio.
Em suas palavras:
"Para detectar velas e embarcações no mar, tão longe que navegando em direção ao porto, duas horas ou mais se passaram antes que pudessem ser vistas sem meus óculos."
Abaixo, a reprodução de um afresco do pintor Giuseppe Bertini que retrata Galileu Galilei mostrando ao Doge de Veneza como usar o telescópio.


Thony Christie, em  Renaissance Mathematicus, sugere que o fato aconteceu no dia 21 de agosto de 1609 (duas semanas depois de Thomas Harriot ter desenhado esboços da Lua de acordo com suas observações ao telescópio). E o mesmo autor dá o dia 25 de agosto do mesmo ano como tendo sido a data em que Galileu recebeu o contrato da sua vida para ser professor da Universidade de Pádua com um salário de 1000 florins, mas com a cláusula subsidiária de que ele nunca receberia um aumento no salário.

O vidro para o telescópio de Galileu foi feito em Murano. A qualidade do vidro transparente veneziano foi fundamental para o desenvolvimento da ciência contemporânea.
Murano, embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de fato um arquipélago de sete ilhas (das quais duas são artificiais), unidas por pontes entre si. Foi fundada pelos antigos romanos e prosperou inicialmente como um centro pesqueiro.
Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndio, porque a maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira.
Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente 1 quilômetro do centro de Veneza.

SEGVSO e outras fontes

Nenhum comentário: