09 agosto, 2018

Vênus, seu eterno entardecer

Vênus gira tão lentamente em seu próprio eixo que precisa de 243 "dias da Terra" para completar um "dia de Vênus". Na verdade, é o "dia" mais longo dos planetas do Sistema Solar, mais longo inclusive do que o próprio ano do planeta (o tempo que Vênus leva para rodar em torno do Sol).
Como o raio de Vênus é de 6.000 km, isso significa que sua circunferência máxima é de cerca de 38.000 km. Então, se você caminhar sobre o equador de Venus, caminhando a um bom ritmo sem parar 156 km / dia, cerca de 6,5 km / h  você poderá andar sem ver findar o pôr-do-sol, em uma espécie de pôr-do-sol eterno.

Pôr do Sol ou pôr-do-sol
Escrevemos sem hífen e Sol (com inicial maiúscula), quando nos referimos exclusivamente ao astro. E escrevemos pôr-do-sol, com hífenes e sol (com inicial minúscula), quando não nos referimos ao astro, mas sim à ocasião, ao momento, ao aspecto em que o Sol se põe. Uma coisa é o Sol  o astro; outra coisa é a posição, o momento em que ele está, ou o aspecto que ele nos oferece. Por isso, escrevemos: «Trabalho de sol a sol.» Suponhamos um astrônomo a escrever sobre o astro Sol. Escreverá pôr do Sol com a palavra Sol bem individualizada: com inicial maiúscula e inteiramente separada do que lhe antecede. Repare-se que o vocábulo Sol não se encontra ligado à palavra anterior por meio de hífen. Não forma um todo com as palavras anteriores. Reparemos em pôr-do-sol. O vocábulo sol não está individualizado. Forma um todo com as duas palavras anteriores. Por isso está ligado ao antecedente pelo hífen e escrito com inicial minúscula.

Nenhum comentário: