23 março, 2013

O homem da chuva

Em agosto de 1891, um homem chamado Frank Melbourne chegou a Cheyenne, Wyoming, uma região devastada pela seca e anunciou que poderia chamar chuva à vontade. Ele propôs produzir chuva dentro de três dias em troca de uma quantia considerável de dinheiro.
"Ele instalou-se no sótão de um celeiro nos subúrbios da cidade e tem permanecido lá, desde então, exceto quando sai para as refeições", relatou o jornal Rocky Mountain News. "O aparelho e os produtos químicos que ele conduziu a seu retiro estavam contidos em quatro sacolas comuns. As janelas do celeiro foram cuidadosamente protegidas com cobertores, e as fendas no chão do sótão do celeiro vedadas para evitar que qualquer olho humano sondasse o mistério de seu laboratório de chuva."
No início, seus esforços pareciam não ter efeito, mas no terceiro dia o céu escureceu. "O negócio estava quase suspenso e milhares de pessoas aglomeravam-se nas ruas observando as nuvens. Às 2 horas houve um repique pesado de trovão e um raio vívido de um relâmpago, e em alguns momentos a chuva caiu torrencialmente.
Melbourne surgiu e reivindicou o crédito. Para convencer os céticos, ele voltou para o sótão e, poucos dias depois, fez cair novamente um forte aguaceiro. Isso estabeleceu a sua reputação, e ele se mudou para Salt Lake City e Kelton, Utah, e Goodland, Kansas, que também sofreram períodos de seca.
No verão seguinte, ele voltou a Cheyenne prometendo cobrir 5 mil milhas quadradas com chuva, mas desta vez ele conseguiu apenas algumas chuvas dispersas. E, como os contratantes locais se recusaram a pagar-lhe, ele deixou Cheyenne para sempre.
O Scientific American observou que Melbourne passou os anos 1892 -1894, a bordo de um vagão de trem especialmente equipado, oferecendo seus serviços a qualquer comunidade ao longo do percurso. "Enquanto as chuvas foram frequentes", comentaram os editores da publicação, "embora fosse natural e foram previstos pela Secretaria do Tempo ..., só que os agricultores de Iowa, Kansas e Nebraska, ignorando esse fato, continuaram credenciando todo o sucesso ao Sr. Melbourne."
O Weather and Crop Service, de Iowa, foi mais direto: "Melbourne deveria imitar os dançarinos da chuva dos índios Winnebago. Quando eles começam suas operações nunca as interrompem, a menos que chova e, assim, marcam um sucesso de cada vez".

The Rain Wizard, Futility Closet

Nenhum comentário: