25 março, 2013

Botões

Por que os botões das roupas femininas são colocados à esquerda, enquanto os botões das roupas masculinas são colocados à direita?
Não é de surpreender que os fabricantes de roupas observem normas uniformes para as diversas características de vestuário de acordo com os grupos a que se destinam. O que parece estranho, porém, é que o padrão adotado para as mulheres seja precisamente o oposto do padrão adotado para os homens. Se isso fosse completamente arbitrário já seria algo a se pensar. Pois o padrão supostamente deveria ter um só para ambos os sexos.
Cerca de 90 por cento da população do mundo é destra, e é mais fácil para os destros que as camisas tenham os botões à direita.
Então, por que o botões das roupas femininas ficam à esquerda?
Este é um exemplo em que a história parece importar. Quando os botões apareceram no século 17, eles eram vistos apenas no vestuário dos ricos. Naquele tempo, era costume para as mulheres serem vestidos pelos servos.
Tendo os botões à esquerda, isso facilitava as coisas para a mão direita dos servos que as vestiam. Quanto aos botões à direita nas camisas dos homens, as explicações seriam: porque os homens se vestiam sozinhos, e também porque uma espada desembainhada do quadril esquerdo, com a mão direita, seria menos propensa a ficar presa na camisa.
Hoje, praticamente nenhuma mulher é vestida por servo (sic), então por que abotoar a camisa a partir da esquerda continua sendo a norma para as mulheres?
Em economia, uma norma quando estabelecida resiste à mudança.
Já sendo as camisas das mulheres abotoadas a partir da esquerda, ficaria arriscado a um fabricante oferecer camisas a elas que fossem abotoadas a partir da direita. Afinal, as mulheres haviam se acostumado a camisas que abotoavam a partir da esquerda e, com a mudança, teriam de desenvolver novos hábitos e habilidades. Além disso, muitas mulheres não aceitariam aparecer em público vestindo camisas abotoadas a partir da direita, já que assim assumiriam estar vestindo camisas de homens.


Em 31/03 esta postagem foi republicada no Luis Nassif Online. Dentre os 11 comentários feitos pelos leitores do LNOL, destaco os seguintes:

E os solertes botões do Mino ficam à esquerda ou à direita?
José de Tana
Por quê? Veja....primeiro se tira o cinto, certo? Oras...depois que tiramos o cinto, podemos muito bem desabotoar pela direita...também não se trata de uma atividade com elevadíssimo grau de dificuldade ao ponto de ser taxada de impossível. São movimentos tão automáticos que nem sequer damos conta......
Só para não deixar uma mulher aflita num domingo, vou responder.
É que as calças femininas também têm botões (e zíperes) posicionados do mesmo modo que as camisas femininas. Imagine-se desafivelando o cinto para a esquerda e abrindo a calça para a direita. Não dá muito certo, né?
PauloBR
Acredito ser tão automático que poucas mulheres reparam que os botões da blusa.......que vocês usavam.......ficam do lado esquerdo.
Existem outras diferenças também....os cintos!! Mulheres usam cintos do lado esquerdo e homens do lado direito!!! Agora, cinto não é coisa tão antiga assim.....não me recordo de cintos em roupas femininas...não no século 17!!! Fui verificar no Wikipédia e realmente o cinto, na roupa feminina, é coisa recente. Portanto não saberia a razão desta distinção!!! Vou matutar aqui com os meus botões .....
Está aí algo que eu não sabia e que fazia parte daquela série de perguntas: " tudo o que eu não sei e que não vale a pena pesquisar ou perguntar ".
Domenico Amaral
Como bom e convicto servo de coração
Concordo em manter tais tradições
Senhoras, não usem a própria mão
Venham a mim para manusear seus botões.
(Vosso Servo)
Que eu saiba não é por nada disso (servos, costumes) mas para se aplicar uma norma do Deuteronômio, de que mulheres e homens devem se vestir com roupas diferentes.
Se a explicação sobre servos fosse precedente, isso ocorreria nos países asiáticos também. E os homens nobres também eram ajudados, logo deveriam estar com os botões à esquerda.
Gunter Zibell -  SP

Um comentário:

Nelson Cunha disse...

Paulo, as mulheres preferiram deixar o botão do lado esquerdo para facilitarem a vida dos homens que as despem.