12 setembro, 2021

Canção da Partida

Se os livros de Jorge Amado abriram um novo mundo para os leitores soviéticos, uma obscura adaptação de "Capitães da Areia" se encarregou de fixar o encanto da Bahia no imaginário de muitos soviéticos. O filme americano "The Sandpit Generals" (nome que, traduzido ao pé da letra, seria "Generais do Areal"), dirigido por Hal Bartlett e finalizado em 1971, levou pela primeira vez ao país, imagem, movimento, cores e som a uma história do autor baiano.
Segundo Joselia Aguiar, quando autorizou a adaptação de seu livro, Jorge Amado indicou seu grande amigo Dorival Caymmi para compor a trilha sonora. A música (aparecem também trechos de "Dora" e "É Doce Morrer no Mar", composta por Caymmi e Jorge Amado) é um elemento crucial no encanto do filme, em particular a canção-tema, "Canção da Partida".
"Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem-querer
Se Deus quiser, quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer."

"Canção da Partida" ficou ainda mais conhecida quando ganhou uma letra em russo — feita ainda nos anos 1970 pelo poeta e músico Iúri Tseitlin —, a qual mais parece um manifesto dos garotos de rua de "Capitães da Areia". Ou seja, a letra da música embora sem traduzir os versos originais, transformou-se numa espécie de hino de uma geração de jovens na URSS.
"Minha vida se iniciou nos cortiços da cidade
E não escutei palavras amáveis
Quando vocês faziam carinho em seus filhos
Eu pedia comida e passava frio
Ao me ver, não escondam o olhar
Já que não tenho culpa de nada, nada."
Quanto ao longa-metragem, foi inteiramente filmado em Salvador e arredores em 1969 e estrelado por jovens atores americanos e brasileiros (Guilherme Lamounier, Eliana Pittman). Caymmi, inclusive, fez uma participação menor no filme, interpretando o pescador João Adão, amigo de Pedro Bala, o líder dos meninos.
O longa chegou aos cinemas soviéticos em 1973, antes do livro ser lançado no país. Ou seja, o público estava conhecendo pelo filme, e não pelo livro, a história de Pedro Bala e sua turma de crianças e adolescentes vivendo nas ruas de Salvador dos anos 1930.
Há estimativas de que esse filme, um fracasso nos EUA e proibido no Brasil pelo regime militar, foi assistido por cerca de 43 milhões de pessoas na União Soviética.
As ruas deles, que são as áreas comuns dos prédios, não são como as nossas, cercadas. O prédio é só um bloco com uma porta. O resto é rua. Essas áreas comuns, que não tem carros passando, eles chamam de pátios. E uma pessoa que falou do fenômeno de Capitães da Areia nos pátios russos, num de seus livros biográfico,foi ninguém menos que o presidente, Vladimir Putin:
"Nos primeiros anos de escola, não me aceitaram entre os 'pioneiros' (um movimento semelhante aos escoteiros, mas que seguia a ideologia soviética). Afinal, criei-me no pátio, onde a autoafirmação de uma criança se manifesta de maneira totalmente diversa. Viver no pátio e criar-se nele é equivalente a viver numa selva. É muito parecido. No pátio, a vida é livre. A vida na rua é, em si mesma, muito livre. Exatamente como no filme 'Capitães da Areia'. Para a gente era o mesmo. A diferença estava talvez apenas nas condições climáticas. Em 'Capitães...' era mais quente. E lá a garotada se reunia na praia. Mas de resto, o que acontecia com eles e a gente era absolutamente a mesma coisa."
No YouTube há inúmeros clipes de cantores/as ou instrumentistas russos tocando ou cantando a música.



Como Jorge Amado e Dorival Caymmi marcaram uma geração na URSS, BBC
Dorival Caymmi - Cancioneiro da Bahia. Círculo do Livro SA
http://youtu.be/OyuiHfQNu-I (vídeo 1)
http://youtu.be/TIWifeXZI-s (vídeo 2)

Nenhum comentário: