10 setembro, 2021

Antropometria. O sistema Bertillon

Alphonse Bertillon (23 de abril de 1853 -13 de fevereiro de 1914, aos 60 anos), criminologista francês.
A partir de 1880, Bertillon foi chefe de identificação criminal da polícia de Paris. Ele desenvolveu um sistema antropométrico de identificação, conhecido como sistema Bertillon, que passou a ser amplamente utilizado na França e em outros países. O sistema registrava características físicas (cor dos olhos, cicatrizes, deformidades etc.) e medidas especificadas (altura, alcance da ponta dos dedos, comprimento e largura da cabeça, orelha, pé, braço e comprimento dos dedos etc.). Estas eram registradas em cartões e classificadas de acordo com o comprimento da cabeça.
Após duas décadas de utilização pela polícia francesa, o sistema de Bertillon foi substituído pelo uso das impressões digitais, porque suas medições eram difíceis de fazer com exatidão e uniformidade, além disso podiam mudar posteriormente devido ao crescimento ou intervenções cirúrgicas.
Na cultura popular
Bertillon é referenciado em uma história de Sherlock Holmes, "O cão dos Baskervilles", na qual um dos clientes de Holmes se refere a Holmes como o "segundo maior especialista na Europa" depois de Bertillon. Além disso, em "Tratado Naval", falando do sistema de medidas de Bertillon,"[Holmes] ... expressou sua admiração entusiástica pelo sábio francês". Na história de Arsène Lupin, "A fuga de Arsène Lupin", de Maurice Leblanc , Lupin escapa explorando as mesmas falhas na antropometria que levaram a seu desuso.
O caso Dreyfus
Bertillon foi testemunha de acusação no caso Dreyfus em 1894 e novamente em 1899. Ele testemunhou como especialista em caligrafia e afirmou que Alfred Dreyfus havia escrito o documento incriminador (conhecido como "bordereau"). No entanto, ele não era um especialista em caligrafia, e sua evidência complicada e falha foi um fator significativo que contribuiu para um dos erros mais infames da justiça - a condenação do inocente Dreyfus à prisão perpétua na Ilha do Diabo.

Nenhum comentário: