22 setembro, 2021

Os ritos da primavera

por Millôr Fernandes, in: "Fábulas Fabulosas"

Pois é, vou aproveitar que as folhas das árvores estão voltando e que o meu telhado voou com a última ventania, pra Ihes contar que Prosérpina(1) foi sequestrada por Plutão.
Sequestrada, ela, que não estava acostumada a isso, berrou: "Você vai me pagar, seu bruto!", ao que Plutão pensou lá com seus tridentes que quem ia pagar era ela, e em espécie.
Chegando às Regiões Infernais, underground onde habitava, Plutão ofereceu a Prosérpina ouro, incenso e mirra e muito sexo, mas ela só aceitou mesmo este último com papel passado, primeiro porque toda mulher é chegada a um bom casamento, e segundo porque assim ela podia xingar o canalha com mais autoridade.
Enquanto isso, a mãe – dela - largava de mão a agricultura olímpica(2) e ia se queixar a Júpiter que, na época, sozinho, resolvia, como um delfim, todos os problemas nas altas paragens.
Júpiter, que estava com pressa porque tinha um entrevero libidinoso com Danae e ainda ia se transformar em chuva de ouro, disse que aquilo era um caso entre homem e mulher(3) e devia ser resolvido como tal.(4) Mas Ceres retrucou que, sendo assim, abandonava definitivamente a cornucópia de abacaxi, soja, milho, trigo, frutas em geral.(5) Diante da ameaça desse boicote, Júpiter chamou Mercúrio, seu filho com Maia, e disse:
"Meu filho, resolve essa parada aí enquanto eu vou botar minha pele de touro, pois tenho um compromisso sexual com Europa daqui a meia hora."(6) No entrementes, Plutão, já por aqui com sua mulher, Prosérpina, resolveu devolvê-la à superfície, mas a lei jupiteriana não permitia que ninguém mais subisse depois de ter ingerido qualquer coisa lá embaixo, e Prosérpina tinha tomado umas e outras.
Só depois de muitas e muitas conversações as forças de baixo e do alto chegaram a um denominador comum: Prosérpina ficava seis meses no submundo e seis cá em cima, período em que Ceres concordava em abrir sua horta à floração e frutificação incentivadas. Essa combinação entre os Altos Poderes trazia anualmente seis meses de frio horrível e conseqüente falta de produtos hortigranjeiros, ocasião em que o povo morria como mosca subalimentada.(7)
Foi sempre assim que se criou o frio, a fome e a beleza da primavera. Sempre que Prosérpina volta à superfície, está tudo esgalhado e seco, mas a mãe, Ceres, fica tão contente que sai pulando pelos prados, dando ordens a torto e a direito: "Brota, violeta!" "Abre, girassol!", "Flora, margarida!", "Arroxeia, quaresmeira!" É por isso que a primavera é linda e todo mundo adora a primavera. Exceto, é claro, as flores!

MORAL: NEM TUDO É MEL NO REINO DAS ABELHAS.

1. Também chamada Perefata -a que dá frutos -, filha de Júpiter com Ceres, que Júpiter seduziu disfarçado de chama. Prosérpina era tão bonita que o próprio pai tentou faturá-Ia fingindo-se de serpente.
2. Deixando cair a produção agrícola e desequilibrando o PNB da Hélade.
3. Já raro, então.
4. Por exemplo?
5. Mas não abandonou. Nunca abandonam.
6. Júpiter também seduziu Antíope, disfarçado de sátiro; Leda, fazendo-se de cisne, e até- epa! -disfarçou-se como Diana para fornicar com Calisto. Um senhor travesti!
7. Mas também nenhum governo pode resolver tudo ao mesmo tempo, não é mesmo?

Millôr Online, UOL (http://www2.uol.com.br/millor/fabulas/056.htm)

Nenhum comentário: