19 setembro, 2021

A lenda de Laika

Laika foi, notoriamente, a cadela espacial soviética que, em 1957, se tornou o 1.º terráqueo a ir ao espaço. Este curta de animação de Avgousta Zourelidi é uma imagem de sua jornada.
Depois de ser lançada no espaço, Laika relembra seus últimos três anos, desde o momento em que foi arrancada das ruas de Moscou até seu treinamento na Cidade do Espaço, onde foi escolhida entre dois outros cães para a missão.
Se você conhece a história real, sabe que Laika não teve um final feliz. No entanto, Zourelidi consegue um para ela. Para as milhares de pessoas que olham para as estrelas por todo o futuro (eu inclusive), Laika tem um lugar especial em nossos corações. Isso acrescenta ternura à sua lenda.



Devido à questão ofuscante da corrida espacial soviética vs. norte-americana, as questões éticas levantadas por esse experimento permaneceram sem solução por algum tempo. Como mostram os recortes de jornais de 1957, a imprensa se concentrou inicialmente em relatar a perspectiva política, enquanto a saúde e a recuperação - ou a falta dela - de Laika só se tornaram um problema mais tarde.
O Sputnik 2 não foi projetado para ser recuperado e sempre foi aceito que Laika morreria. A missão gerou um debate em todo o mundo sobre os maus - tratos a animais em animais em geral para o avanço da ciência. No Reino Unido, a National Canine Defense League pediu a todos os donos de cães que observassem um minuto de silêncio, enquanto a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals  recebeu protestos antes mesmo de a Rádio Moscou terminar de anunciar o lançamento. Na época, grupos de direitos dos animais convocaram o público a protestar nas embaixadas soviéticas. Outros manifestaram-se do lado de fora das Nações Unidas em NY. Esses protestos foram amplamente estimulados e instrumentalizados como uma luta ideológica por vários grupos de interesse. WIKI

Nenhum comentário: