17 setembro, 2021

Inspiration4

A SpaceX, empresa criada pelo bilionário Elon Musk, iniciou ontem à noite (15) seu primeiro voo comercial ao espaço. Intitulada Inspiration4, a missão representa um marco histórico das empreitadas do tipo, já que será a primeira a orbitar a Terra com tripulantes não astronautas. O projeto de Musk também deixa mais acirrada a corrida por oportunidades ligadas ao turismo além Terra, área que conta com outros concorrentes de peso, como os também empresários Richard Branson e Jeff Bezos, que fizeram rápidas "visitas" ao espaço em julho, nas naves Virgin Galactic e Blue Origin.

A Inspiration4 (estilizada como INSPIRATI④N) é a primeira missão totalmente privada a alcançar a órbita da Terra. Outros civis a realizarem este feito, como os bilionários Richard Gariott, Dennis Tito e Mark Shuttleworth, entre outros, fizeram isso como parte de missões de agências espaciais governamentais como a russa Roscosmos.

Outras missões espaciais recentes, como as dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos, foram suborbitais: sem velocidade suficiente para entrar em órbita, as espaçonaves adotaram uma trajetória balística, subindo até uma altitude máxima entre 82 km (Branson) e 107 km (Bezos), retornando à Terra logo em seguida. Por isso ambos os voos tiveram curta duração, cerca de 10 minutos.

Já a Inspiration4 irá muito mais longe: 575 km, além da altitude da Estação Espacial Internacional (420 km) e do Telescópio Espacial Hubble (540 km). Também terá duração muito maior, três dias, embora a espaçonave seja capaz de operar por até cinco dias. Durante este tempo, os tripulantes irão circular o planeta a mais de 28 mil quilômetros por hora, e verão o Sol nascer e se pôr 15 vezes ao longo de cada dia.

Se tudo correr como programado, a Inspiration4 terminará com o pouso da espaçonave Crew Dragon Resilience no Oceano Atlântico no próximo domingo (19), onde será recolhida pelo navio GO Navigator.

Nenhum comentário: