23 setembro, 2021

A eletrocussão de Topsy

Topsy (c. 1875 – 4 de janeiro de 1903) foi uma elefanta asiática de circo que foi morta eletrocutada, em um parque de diversões, em Coney Island, New York, em janeiro de 1903.
Nascida no sudoeste asiático por volta de 1875, Topsy foi secretamente levada aos Estados Unidos logo após, e adicionada à manada de elefantes que atuavam no circo Forepaugh, que fraudulentamente a anunciava como a primeira aliá nascida na América. Durante seus 25 anos no Forepaugh, Topsy ganhou a reputação de má elefanta e, após matar um espectador em 1902, foi vendida ao parque Sea Lion de Coney Island.
Quando o Sea Lion foi alugado no final da temporada de 1902 e reconstruído como parque Luna, Topsy foi envolvida em diversos incidentes bem divulgados, atribuídos às ações tanto de seu tratador bêbado como aos novos donos do parque ávidos por publicidade, Frederick Thopmson e Elmer Dundy.
Seus planos de final de ano de enforcar Topsy no parque em um espetáculo público cobrando entrada foram temporariamente impedidos pela American Society for the Prevention of Cruelty to Animals.
Em 4 de janeiro de 1903, em frente a uma pequena multidão de repórteres e convidados, Topsy foi alimentada com cenouras recheadas com cianureto de potássio, estrangulada e eletrocutada, sendo a eletrocussão de 6600 volts que a matou. Entre a imprensa naquele dia, estava a equipe de filmagem da Edison Manufacturing que registrou o evento. Parte do seu filme da eletrocussão foi lançado em cinescópios operados por moeda, sob o título "Electrocuting an Elephant".


A história de Topsy caiu na obscuridade pelos próximos 70 anos, mas se celebrizou na cultura popular, em parte devido ao fato de que o filme do evento ainda existe. Na cultura popular a morte de Topsy por Thompson e Dundy trocou de atribuição, que reivindica ter sido uma demonstração anticorrente alternada organizada por Thomas A. Edison durante a Guerra das Correntes.
Historiadores apontam que Edison nunca esteve no parque Luna e a eletrocussão de Topsy aconteceu dez anos após a Guerra das Correntes.

O enforcamento de Maria

Nenhum comentário: