09 setembro, 2021

O livro mais não lido

Em uma postagem de blog de 2014 para o Wall Street Journal, o matemático Jordan Ellenberg examinou a distribuição de passagens destacadas nos livros da Amazon Kindle como uma medida não científica de quão longe o leitor médio avança em cada título antes de desistir. Se os "destaques populares" estivessem densamente agrupados perto do início de um livro, isso seria (indiscutivelmente) um sinal de que muitos leitores abandonaram o livro antes de ler muito mais.
Ellenberg chamou a medida de Índice Hawking, em homenagem ao físico Stephen Hawking, de "A Brief History of Time" (Uma Breve História do Tempo), que é frequentemente chamado de "o livro mais não lido de todos os tempos", o qual, em sua pequena lista, alcançou apenas o quarto lugar. (*)
"Portanto, acalme-se, leitor, se não terminou de ler aquele livro incrível que você escolheu para as férias", escreveu ele. "Você está longe de estar sozinho."

(*) A lista foi constituída por 11 livros. Os resultados variaram de 1,9 por cento, para "Hard Choices", de Hillary Clinton, a 98,5 por cento, para "The Goldfinch", de Donna Tartt. O Índice Hawking de Hawking foi 6,6 por cento.

Nenhum comentário: