20 setembro, 2021

Dom Quixote no século 20

Coloridos com cromolitografia, os cartões postais do cartunista espanhol Pedro de Rojas reinventam as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança no século XX. Neste aqui, vemos o Cavaleiro da Triste Figura lutando com o que parece ser um guarda-florestal (a legenda o identifica como o El Caballero del Bosque).


A série de cartões postais segue de perto as aventuras do Quixote de Cervantes, começando com o cavaleiro lendo muitos livros de cavalaria em seu escritório e prosseguindo em suas muitas aventuras até a morte. Na verdade, a série faz parte de uma longa tradição de ilustrar as façanhas do infeliz cavaleiro - veja o ensaio "Retratando Dom Quixote", de Rachel Schmidt, para mais informações sobre a iconografia do livro ao longo dos séculos.
Não sabemos muito sobre Rojas (e estaríamos curiosos para saber mais, se alguém por aí souber). Nasceu em Sevilha em 1873, aos 20 anos começou a trabalhar para vários jornais madrilenos antes de se mudar para Cuba em 1903 e, posteriormente, para Buenos Aires, onde faleceu em 4 de setembro de 1947.

Public Domain Review

Nenhum comentário: