03 setembro, 2021

Volkspod


Um exemplo de upcycling (capacidade de criar coisas novas a partir de descartes), a gente encontra na  criatividade do alemão Brent Walter, que transforma paralamas de um velho Fusca em motos de 79 cilindradas - volkspods, como ele chama.
Equipados com um farol de grandes dimensões (que os faz parecer cíclopes sobre rodas), um guidão amplo e assento Schwinn, além de um logotipo da VW estampado em cada scooter para garantir que você nunca esqueça as origens deles.
Devido a seu status icônico, isso não surpreende mais. Desde o momento em que começaram a ser produzidos em grande quantidade, no final da Segunda Guerra Mundial, até que saíram de produção em 2003, as linhas curvas do amado Fusca sempre foram uma grande fonte de inspiração.

O upcycling ou a reutilização "para cima", também conhecida como reutilização criativa, consiste em usar produtos/peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes dele foram inicialmente projetados. O upcycling é o oposto do downcycling, que é a outra metade do processo da reciclagem. O segundo envolve a conversão de materiais e produtos em novos materiais e produtos de menor qualidade.

Nenhum comentário: