22 setembro, 2021

Klimt, o artista ourives

Gustav Klimt (1862 - 1918) é um dos artistas mais renomados do século XX.
Para dar uma perspectiva de sua proeminência na cena artística atual, três das vinte pinturas mais caras já vendidas - Wasserschlangen II e os Retratos de Adele Bloch-Bauer I e II - foram pintadas pela mão deste grande artista austríaco.
Duas de suas obras mais famosas e que lhe renderam aclamação da crítica - o Retrato de Adele Bloch-Bauer I e O Beijo (abaixo) - pertencem à fase áurea (literalmente) do artista. Na verdade, o uso liberal de folha de ouro se tornou a assinatura de Klimt.


O Beijo. O uso do precioso metal nesta e em outras obras pelo artista não é coincidência, já que o jovem Gustav cresceu em uma família de ourives.

Gustav Klimt nasceu em 14 de julho de 1862, na vila de Baumgarten, hoje parte de Viena. Ele era o segundo dos sete filhos de Anna e Ernst Klimt. Seguindo os passos de seu pai, todos os três filhos Klimt eram talentosos artisticamente. Apesar das dificuldades financeiras da família, Gustav matriculou-se na Universidade de Artes Aplicadas de Viena em 1876.
Em 1898, ele pintou a primeira peça que definiria seu estilo, chamada Pallas Athena. Esta é uma representação impressionante de Atenas, a deusa grega da guerra e da sabedoria como uma figura poderosa e estoica embelezada em uma armadura de ouro.
A mudança do séculos 19 para o 20 foi uma época fascinante em Viena. Escritores, artistas, músicos, arquitetos, filósofos e cientistas como Sigmund Freund e Otto Wagner viveram todos juntos ao mesmo tempo, muitas vezes trabalhando nos mesmos espaços e visitando os mesmos cafés.
Quando a epidemia de gripe espanhola atingiu Viena em 1918, o gênial artista, então com apenas 55 anos, faleceu devido às complicações da doença e um derrame cerebral inesperado.
Gustav Klimt não deixou uma biografia ou diário para lembrá-lo, mas seu legado vive em suas pinturas. Como ele mesmo disse:
"Nunca pintei um autorretrato. Estou menos interessado em mim mesmo como tema de uma pintura do que em outras pessoas, acima de tudo, as mulheres ... Não há nada de especial sobre mim. Eu sou um pintor que pinta dia após dia, da manhã à noite ... Quem quiser saber algo sobre mim ... deve olhar atentamente os meus quadros."
Extraído de: TudoPorEmail

Nenhum comentário: