25 fevereiro, 2020

Pare o mundo que eu quero descer

"Ligo o rádio
E ouço um chato
Que me grita nos ouvidos
Pare o mundo
Que eu quero descer."
– Raul Seixas, em "Eu também vou reclamar" (1976), referindo-se ao cantor/compositor Silvio Brito, de "Pare o mundo que eu quero descer" (1976), que à época imitava-lhe o estilo.

Se você está entediado com a Terra e quer ir embora, vai ter que se lançar daqui a uma velocidade de escape de 11 km/s. Com esta velocidade você percorre a ponte Rio-Niterói em 1.2 segundos.
A velocidade de escape é a velocidade necessária para que um foguete deixe um planeta e depende da massa total desse planeta. Se você reparar bem, a velocidade dos foguetinhos para sair dos planetas gasosos é maior do que para sair dos planetas rochosos. É que queles são bem mais massivos (Júpiter, então nem fala) do que estes.


Como os australianos resolveram o seu problema de lançamento de foguete
http://blogdopg.blogspot.com/2016/12/o-lancamento-de-um-foguete-na-australia.html

Nenhum comentário: