26 fevereiro, 2020

Sus!

Ao ouvirmos a palavra "sus", o que logo nos vem à mente? O Sistema Único de Saúde, cuja sigla é SUS, com todas as letras sendo maiúsculas. Mas "sus" é também uma interjeição, que vem do latim sus: "de baixo para cima"; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem! Neste contexto é sinônimo de "em frente, avante".

No "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, temos o emprego de "sus" para exprimir incitação.
Diabo:
- Ora, sus!, que fazes tu?
Despeja todo esse leito!
Companheiro:
- Em boa hora! Feito, feito!
Diabo:
- Abaixa aramá esse cu!

A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro já teve uma letra (com "sus" no verso final), que acabou excluída da versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro, nos anos de 1879 e 1880.
"À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil
Eia! Sus, oh, sus!"
http://blogdopg.blogspot.com.br/2015/04/a-letra-de-introducao-do-hino-nacional.html


A Casa das Interjeições parecia mesmo um viveiro de papagaios. Assim que entrou, Emília viu passarem correndo dois gemidinhos de DOR, as Interjeições Ai! e Ui! Logo em seguida viu, a dar pulos, três gritinhos de ALEGRIA: — Ah! Oh! Eh! Depois viu três de nariz comprido, as Interjeições de DESEJO: — Tomara! Oh! Oxalá! E viu três num entusiasmo doido — as Interjeições de ANIMAÇÃO: — Eia! Sus! Coragem! E viu quatro de APLAUSO, batendo palmas: — Viva! Bravo! Bem! Apoiado! E viu mais quatro com caras de horror e nojo, que eram as Interjeições de AVERSÃO: — Ih, Xi! Irra! Apre! E viu algumas de APELO, chamando desesperadamente alguém: — Olá! Psiu! Alô! E viu duas de SILÊNCIO, encolhidinhas, de dedo na boca: — Psiu! Caluda! E viu uma bem velhinha, de ADMIRAÇÃO — Cáspite!
"Emília, no País da Gramática", Monteiro Lobato

Nenhum comentário: