06 fevereiro, 2020

A divisão por zero [na teoria e na realidade]

O comediante Steven Wright - e eu acho que podemos creditá-lo um pouco como filósofo - uma vez comentou que "buracos negros são onde Deus divide por zero".
Não vou pôr a física nisso, e obviamente a metáfora se quebra de certas formas.
Mas, estranhamente, a metáfora é apropriada porque os buracos negros são onde a atual compreensão da física parece se quebrar, e dividir por zero, apesar de parecer uma ideia simples, é onde a nossa matemática também se quebra.
Isto é "indefinido".
Vídeo 1, da Khan Academy: Por que dividir por zero é indefinido.
Conjetura
= 42, o significado da vida, do universo e tudo mais.

Pessoal, não há necessidade de discutir teorias matemáticas alternativas coloridas - o espinhoso problema da divisão por zero foi resolvido há mais de 100 anos pelo rigoroso desenvolvimento do cálculo infinitesimal. Que diz: a divisão de uma constante não-zero positiva por algo que tende a zero, tende a infinito [nota acrescentada: dividindo “zero por zero”, ou mais exatamente, duas coisas que tendem a zero, é mais complicado: pode dar zero, infinito, ou qualquer coisa no meio, mas isso é para outra hora ...]. Assim, a calculadora dá a resposta certa, usando quase o método correto: tentando encaixar um número infinitesimalmente pequeno em um grande, e achar que ele se encaixa tantas vezes que vai ao infinito. Eu colocaria na categoria de acidentes mecânicos felizes.
Vídeo 2, de CuriousMarc: A tentativa de dividir por zero em uma grande calculadora mecânica antiga.
Conjetura
A máquina tem um botão especial para uso do idiota extra grande.

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Division_by_zero

Nenhum comentário: