03 fevereiro, 2020

Unabomber

Theodore Kaczynski (nascido em 22 de maio de 1942), também conhecido como Unabomber, é um terrorista doméstico americano, ex-professor de matemática e autor anarquista. Um prodígio da matemática, ele abandonou uma carreira acadêmica em 1969 para buscar um estilo de vida primitivo. Entre 1978 e 1995, ele matou três pessoas e feriu outras 23 em uma tentativa de iniciar uma revolução conduzindo uma campanha nacional de bombardeio direcionada a pessoas envolvidas com tecnologias modernas.
Em 1971, Kaczynski mudou-se para uma cabana remota sem eletricidade ou água corrente, perto de Lincoln, Montana, onde ele viveu como um recluso enquanto aprendia habilidades de sobrevivência em uma tentativa de se tornar autossuficiente. Depois de testemunhar a destruição da natureza em torno de sua cabana, ele concluiu que viver na natureza era insustentável e iniciou sua campanha de bombardeio em 1978.
Em 1995, ele enviou uma carta ao The New York Times em que prometia "desistir do terrorismo" se o Times ou o Washington Post publicassem seu ensaio, "Sociedade Industrial e seu Futuro", no qual argumentou que seus bombardeios eram extremos, mas necessários para atrair a atenção para a erosão da liberdade e da dignidade humanas por tecnologias modernas que exigem uma organização em grande escala.
Kaczynski foi o alvo da investigação mais longa e mais cara da história do Federal Bureau of Investigation (FBI). Antes que sua identidade fosse conhecida, o FBI usou a sigla UNABOM (University and Airline Bomber - bombardeio de universidades e linhas aéreas) para se referir a seu caso, o que resultou em ser nomeado na mídia como "Unabomber". O FBI e a Procuradoria Geral pressionaram pela publicação da "Sociedade Industrial e seu Futuro", o que levou a uma denúncia do irmão de Kaczynski, David Kaczynski, que reconheceu o estilo da escrita.
Após sua prisão em 1996, Kaczynski tentou sem sucesso demitir seus advogados nomeados pelo tribunal porque eles queriam que ele alegasse insanidade para evitar a pena de morte, e ele, por sua vez, não acreditava que fosse insano. Em 1998, uma barganha foi alcançada, sob a qual ele se declarou culpado de todas as acusações e foi condenado à prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional.
Atualmente, Kaczynski cumpre a pena de oito sentenças de prisão perpétuas e sem a possibilidade de liberdade condicional, em ADX Florence, uma prisão de segurança "supermáxima" no Colorado.

Fonte: WIKI, com alterações de forma.

Nenhum comentário: