14 fevereiro, 2020

🥔As batatas do campo

Ao vencedor, as batatas. No sexto capítulo de "Quincas Borba", Machado de Assis dá voz ao filósofo para que ensine ao amigo Rubião seus conceitos filosóficos:
"Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos que assim adquire forças para transpor a montanha e e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais feitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Batata quente. É um problema, uma situação complicada, algo difícil de ser resolvido. Quando alguém lhe passa uma batata quente quer dizer que essa pessoa está se livrando de um problema ao passá-lo para você.
Sua batata está assando. Geralmente usada quando alguém fez algo de errado e as consequências certamente virão.
É batata. Coisa certa.

Caia de boca (outra expressão boa para o Dicionário Brasileiro de Frases) na linguagem dos comedores de batatas.

Nenhum comentário: