16 fevereiro, 2020

O pesquisador de citações

O Quote Investigator é uma ferramenta curiosa e completa - pelo menos em inglês - para descobrir a verdade por trás das citações famosas das celebridades de todos os campos do conhecimento e da cultura. Que muitas vezes não são das pessoas creditadas, apenas foram falsamente atribuídos a elas, por engano ou conscientemente. Está organizado por autores e inclui um mecanismo de busca.
Este site vai um pouco além do Wikiquote em alguns aspectos, porque geralmente inclui artigos completos sobre as várias frases e citações. Por exemplo: sempre tive uma dúvida sobre "O meio é a mensagem" e "O meio é a massagem" , mas em uma vez que pesquisei no Google, isso não me ajudou muito. Finalmente, li que Marshall McLuhan foi quem disse a primeira coisa e John M. Culkin - amigo de McLuhan - que usou a outra versão em um artigo da The Saturday Review.
Como a internet está cheia de falsificações, interpretações tendenciosas, piadas e assim por diante, lembre-se sempre do conselho de Lincoln:

«Não acredite em tudo que você lê na Internet, apenas porque aparece uma foto com uma citação próximo a ela.» - Abraham Lincoln

Ele sabia.

Microsiervos, por @ALVY

Nenhum comentário: