17 fevereiro, 2020

✎ Quem é o maior tem que ser também o menor

O maior lápis do mundo
Foram necessárias mais de 7 mil horas de trabalho para produzir o maior lápis do mundo, uma versão
gigantesca do famoso Castell 9000 verde hexagonal.
Metade do corpo de madeira foi fabricada, camada por camada, com madeira nativa da Malásia.
Então, a mina, (1) de 150 mm de diâmetro e pesando 600 quilos, foi colocada em uma canaleta e, depois disso, a outra metade do corpo, idêntica, foi colocada por cima da primeira.
A mina de polímero (2) havia sido fabricada anteriormente na Alemanha e enviada para a Malásia.
Protegido das intempéries climáticas em uma redoma de vidro, o lápis agora se ergue próximo ao saguão do prédio da Faber-Castell (foto), em Subang Jaya, Malásia.
O menor lápis do mundo
Tem 17,5 mm de comprimento e cerca de 3 mm de espessura. O Conde von Faber-Castell solicitou que esse lápis miniatura (com um décimo do comprimento normal) fosse especialmente fabricado com abeto norte-americano para que fosse distribuído como brinde na inauguração do maior lápis do mundo.
O lápis então viajou com o Conde metade do globo até a Malásia. O pequenino foi tão admirado que a empresa decidiu produzir uma edição limitada de 50 unidades para o Natal. Eles têm a mina de grafite verdadeira ,de 0,5 mm de diâmetro, mas se seus donos quiserem escrever com eles, provavelmente terão que usar uma pinça.
Fonte: Fatos Interessantes [post não patrocinado]
N. do E.
(1) A argila é um dos componentes responsáveis pela resistência da mina grafite. As partículas de grafite completam o volume e conferem o grau de preto à mina (poder de cobertura). De acordo com a proporção argila/grafite empregada na composição da massa, o lápis ganha características diferentes. É a partir dessa proporção que se define a graduação (dureza) do lápis. Para diferenciar os tipos de graduações, Lothar Faber criou, no século XVIII, uma escala que se tornou um padrão internacional.
(2) Desenvolvida no Japão dos anos 1950 (para atender às necessidades de uma grafite mais fina a ser utilizada na rebuscada escrita local), a mina de polímero é produzida por meio de um processo especial que dispensa o uso da argila como ligante. O resultado é uma mina resistente, macia e composta apenas de grafite. Essa concepção de produto torna possível produzir grafites com um diâmetro menor que 1 mm.

Nenhum comentário: