12 fevereiro, 2020

O parafuso de Arquimedes

Tem sido usado para elevar a água a níveis mais altos desde os tempos antigos. Arquimedes (287-212 a.C.) é o inventor deste dispositivo, que foi originalmente usado para a irrigação no delta do Nilo e para bombear navios.
Há um parafuso de Arquimedes, do século XIX, que ainda funciona bombeando água em um moinho de vento em Schermerhoorn, na província de North Holland, na Holanda. Eleva a água a uma distância vertical de 1 metro.
Uma análise, usando o levantamento de bolas de gude em vez de água, é usada em quase todos os textos do século XIX. A extremidade inferior do tubo helicoidal mergulha em um prato de bolas de gude e pega uma. A hélice continua a girar, e a bolinha é continuamente elevada a uma curta distância em um plano inclinado. As forças de atrito são pequenas e a bolinha continua rolando por uma sucessão infinita de planos inclinados formados pela hélice em rotação.



O elevador Olds é uma máquina bastante simples sobre a qual ninguém cogitava até recentemente. Foi construído por um homem chamado Olds, a partir de "uma velha ideia maluca": o parafuso de Arquimedes.
Peter Olds possui a patente # US7314131B2, que descreve sua invenção.

Nenhum comentário: