22 fevereiro, 2020

Oh! Linda Olinda

"Oh! Linda situação por uma cidadela
Mais um frevo-canção eu vou cantar pra ela.
É linda no verão e no inverno é bela
Em qualquer situação, eu vou cantar pra ela."
Moraes Moreira - Tapioca de Olinda

De onde vem o nome Olinda? Essa resposta parece ser fácil de acertar, já que a narrativa mais conhecida e "oficial" conta que o donatário Duarte Coelho, recém-chegado em nossas terras e, procurando um pico para se instalar, do alto de uma colina teria se encantado com a vista e proferido a célebre frase: "Oh! Linda situação para se construir uma vila!".
A contradição dos detalhes sobre a verdadeira origem do nome já começa daí. Segundo Frei Vicente do Salvador, na obra História do Brasil (1627), a famosa sentença não foi dita pelo donatário, e sim por "um galego criado de Duarte Coelho, porque cuidando com outros por entre o mato buscando o sítio onde se edificasse a vila", achou um monte alto e exclamou de alegria. [...]
O historiador Francisco Adolfo de Varnhagen considerava pífia qualquer versão se não fosse aquela que defende a origem do nome Olinda sendo derivada de alguma localidade de Portugal. Segundo o próprio, Linda-a-Velha e Linda-a-Pastora são dois lugares que possivelmente inspiraram o nome da cidade pernambucana.
Por fim, o mesmo Varnhagem considera a hipótese de que "Olinda era nome de uma das belas damas da novela Amadis de Gaula", romance de cavalaria best-seller na elite europeia do século XVI, apreciado por Duarte Coelho, e escrito em 1508 possivelmente por Vasco de Lobeira.

Extraído de: ‘Oh! Linda’ e outras histórias de como a cidade pernambucana ganhou esse nome, por Rodrigo Édipo

Nenhum comentário: