Um sopro gentil pode enviar estas sementes a quilômetros de distância. Mas como elas mantêm seu voo tem sido um mistério para os cientistas.
Estudando a dinâmica do fluxo de ar em torno dessas sementes (gênero Taraxacum), cientistas da Universidade de Edimburgo descobriram um tipo completamente novo de voo para as sementes do dente-de-leão.
As sementes flutuam no ar suspensas em uma estrutura parecida com um paraquedas, mas ao contrário deste, essa estrutura apresenta lacunas em cerca de 90% do seu espaço, o que permite o ar fluir para cima através das cerdas, formando um vórtice.
O ar dentro do vórtice, ao girar continuamente, gera uma bolha de baixa pressão, e esta bolha suga a semente do dente-de-leão para cima.
Talvez um dia, tecnologias sejam desenvolvidas para que coisas voem tão eficientemente como as sementes do dente-de-leão.
3 comentários:
Olá, gostaria de saber se tem trabalhos nessa área?
Olá, Tatiane Ferreira.
Eis algumas dicas:
https://www.nature.com/articles/s41586-018-0604-2
https://www.nature.com/articles/d41586-018-07032-6
https://botanical.com/botanical/mgmh/d/dandel08.html
http://ipm.ucanr.edu/PMG/WEEDS/dandelion.html
http://www.naturenorth.com/summer/dandelion/Dandelion2.html
https://youtu.be/N2UbaDV9O9Q
https://youtu.be/119DD2qp19k
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taraxacum
https://pt.wikipedia.org/wiki/Asteraceae
https://www.megacurioso.com.br/bizarro/40707-voce-nao-vai-acreditar-nas-esquisitices-que-ja-foram-encontradas-em-ouvidos.htm
E você pode ampliar suas fontes fazendo buscas na internet por estes termos: Taraxacum, asteráceas, Dandelion, Dent de Lion, Dente-de-Leão, vortex, plumed seeds etc.
Agradeço a atenção, vou da uma olhada nessas dicas. Estou começando um estudo com dente de leão em túnel de vento.
Postar um comentário