16 abril, 2016

A loucura de Seward

Em 1867, os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia por US $ 7,2 milhões. Na época, a aquisição foi popularmente considerada uma "loucura de Seward" (do Secretário de Estado William Henry Seward), por ser aquela terra congelada tida como de valor desprezível.
A descoberta de seus recursos naturais, no entanto, levou a sabedoria convencional a considerar que a compra do Alasca foi um grande negócio.
Com este cheque (reprodução) o Alasca foi comprado:


É o Treasury Warrant # 927. Com ele, o governo dos Estados Unidos comprou o Alasca do Czar da Rússia, em 30 de março de 1867. O documento instrui o Tesouro a dar a Edouard de Stoeckl, o representante do Czar, US $ 7,2 milhões. Este pagamento, de acordo com o tratado, era para ser feito em ouro.
Por cerca de 2 centavos de dólar por acre, era um espetacular negócio de terras. Mas, como já observado anteriormente, nem todos os economistas pensavam que aquele "deserto congelado" realmente valesse o custo.
A exemplo do economista David Barker que argumenta que os EUA experimentaram uma perda líquida, como resultado da compra, e que teria sido melhor se o Canadá tivesse economicamente absorvido o Alasca.
"Já, assim foi dito, fomos sobrecarregados com um território sem termos uma população para ocupá-lo. O preço de compra foi pequeno, mas as despesas anuais de administração, civil e militar, são grandes e contínuas. O território incluído na cessão proposta não é contíguo ao domínio nacional. Fica longe, a uma distância inconveniente e perigosa. O tratado foi secretamente preparado, assinado e impingido ao país à uma hora da manhã. Foi um ato escuro feito na noite. O New York World disse ter sido um 'laranja chupada'. O Alasca não continha então nada de valor, apenas animais peludos, e estes tinham sido caçados e já estavam quase extintos. Exceto pelas ilhas Aleutas e por uma estreita faixa de terra que se estende ao longo de sua costa sul, não valia a pena nem como presente. E até o ouro ser encontrado no território, muito tempo iria decorrer para ele ser abençoado com as prensas de impressão Hoe, as capelas metodistas e uma polícia metropolitana. É um deserto congelado."

Check #927, TYWKIWDBI ("Tai-Wiki-Widbee")

========================================================================

Inserido em 27 setembro, 2019
Por que a Rússia vendeu o Alasca por tão pouco dinheiro?, Quora
Autor: Eugene Frolov (texto original)
Tradutor: Juliano Righetto

Nenhum comentário: