11 abril, 2016

Ben Franklin, o inventor sem patentes


Fórum
– Benjamin Franklin inventou o para-raios. Também inventou o horário de verão, adotado em muitos países e que reduz a emissão de dióxido de carbono.
– Foi George Hudson quem teve a ideia do horário de verão. Esta é outra história apócrifa atribuída a Franklin, depois que ele escreveu um ensaio satírico sobre como economizar velas.
– Mas eu acho que esses dois inventos já são suficientes para provar que ele, inventando apenas em seu tempo livre, foi tão grande quanto Edison.
– Edison conseguiu acumular mais de 1.000 patentes.
– Existem outros inventos de Franklin. É que ele não requeria as patentes.
– Ora, o escritório de patentes dos EUA só emitiu sua primeira patente alguns meses depois da morte de Franklin. Ele não pôde esperar pela abertura desse escritório.
– De qualquer forma, não acho que a grandeza de um inventor seja medida apenas pela contagem de suas patentes. Caso contrário, nossas crianças seriam ensinadas que o maior inventor da Américas é Lowell L. Wood, Jr. Mas eu acho que os professores não ensinam assim, não é mesmo?

Eu sabia ...
Lowell Wood, como o J. Pinto Fernandes, do poema de Drummond, ia acabar entrando no fim dessa história.

Bônus
Benjamin Franklin em nova edição

Nenhum comentário: