07 abril, 2016

A sopa de morcegos frugívoros

Já se disse que "as nossas diferenças fazem o mundo girar", e essa noção é reforçada aqui. Neatorama

Em partes subtropicais da África, Ásia e ilhas da região do Pacífico, a sopa de morcego é um prato popular.
Saiba aqui como é preparada a sopa na maneira tradicional da Micronésia.
Estes mamíferos voadores, no entanto, podem albergar mais de 60 tipos de vírus zoonóticos que podem infectar os seres humanos (o que é muito mais do que qualquer outro animal faz) e, por isso, eles se tornam perigosos de serem comidos.
O primeiro caso conhecido de Ebola foi documentado em 1976. Em 2014, houve uma epidemia que tirou a vida de mais de 11.000 pessoas, de acordo com o CDC. E especialistas acreditam que a epidemia de Ebola pôde ser rastreada até os seres humanos que entraram em contato com morcegos infectados.
Embora os vírus possam ser mortos quando os morcegos são cozidos por tempo suficiente e em altas temperaturas, qualquer pessoa envolvida na caça, na esfola, ou em outra forma de lidar com o animal antes de ser bem cozido está em risco de contrair uma infecção.
Em 2014, sopa de morcego foi proibida na Guiné, país da África Oriental, em seu esforço para evitar a propagação de Ebola.
A razão pela qual a carne morcego estava na demanda nesta área não foi por causa de crenças tradicionais e práticas médicas, mas porque é localmente considerado um alimento "de luxo", bem como uma fonte importante de proteína animal. E muitos até então desconheciam que o prato favorito local poderia estar repleto de patógenos virais.

Nenhum comentário: