19 abril, 2016

Pensamentos índios

"Aprenda como deter o julgamento. Aprenda a escutar. Entre em contato com o seu próprio eu interior. Olhe para a vida com alegria e jamais chore por algo que não pode chorar por você." – Cheewa James-Modoc
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado e o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se pode comer."
"Que meus inimigos sejam fortes e bravos para que eu não sinta remorsos ao derrotá-los." – Provérbio Sioux - Clã dos Lobos
"Evite machucar o coração das pessoas. O veneno da dor causada a outros retornará a você. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo."
"Nós não herdamos a Terra de nossos antepassados, nós a pegamos emprestada de nossos filhos."
"É melhor ter menos trovões na boca e mais raios nas mãos." – Provérbio Apache
Eu não fico deitado sem pensar." – Rupawê; velho sábio do povo Xavante, do Mato Grosso

Ler também: 
Filosofia com lobos

Vídeo:



E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio.
(Um índio, de Caetano Veloso)

18/05/2016 - Atualizando ...
"Diz a sabedoria indígena que, quando não cumprimos o que prometemos, o fio da nossa ação (que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar) fica solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente. Por isso, os nativos têm o costume de pôr-as-palavras-a-andar, que significa agir de acordo com o que se fala; isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais."

Nenhum comentário: