27 fevereiro, 2020

Criando o alimento dos deuses

O pequeno chocolate midge, o polinizador do cacau
Cada pedacinho de chocolate que comemos começa como sementes em vagens que crescem no Theobroma cacao, uma árvore cujo nome se traduz em "cacau, alimento dos deuses".
O cacau é uma pequena árvore tropical que cresce à sombra de árvores maiores na América do Sul e Central, África e Ásia. As flores dessas árvores crescem diretamente dos troncos e galhos mais baixos e, quando polinizadas, produzem as vagens de sementes do cacau. Elas são pequenas, brancas, voltadas para baixo e requerem pequenos polinizadores.
Moscas muito pequenas com nomes longos e complicados: Ceratopogonidae, várias espécies de Forcipomyia e Euprojoannisia. Não maiores do que o tamanho de cabeças de alfinete, esses mosquitos (foto) parecem ser as únicas criaturas que conseguem penetrar nas intrincadas flores para polinizar. Eles são mais ativos em suas tarefas de polinização ao entardecer e amanhecer, em sincronia com as flores de cacau, que se abrem totalmente logo antes do nascer do sol. Sem eles não haveria chocolate!
Hoje, o cacau é freqüentemente cultivado em plantações abertas, e não na sombra úmida do habitat natural da floresta tropical. O cacau das plantações produz muitas flores, mas, em média, apenas três em cada mil flores são polinizadas e produzem vagens de sementes. Do ponto de vista do pequeno chocolate midge, cacau de plantação não é igual a cacau de floresta tropical!
O habitat nativo dos mosquitos do chocolate é denso e sombrio, e eles raramente procuram o arranjo mais ensolarado e artificial de cacaueiros em plantações comerciais para polinização. Além disso, em plantações comerciais, o tempo de pico de abundância de flores está fora de sincronia com o pico do chocolate midge. Para tornar as coisas ainda menos atraentes para os mosquitos, as flores de cacau silvestres têm mais de 75 ingredientes de aroma distintos, enquanto as flores de cacau cultivadas têm apenas alguns.
Como muitos outros polinizadores, mosquitos de chocolate sofrem com a perda de habitat, pois grandes extensões de floresta tropical natural são substituídas por plantações de cacau.
Aproximadamente um terço da colheita mundial de cacau é perdida todos os anos por causa de pragas e doenças de plantas. Pesticidas e herbicidas podem ser usados ​​para combater a perda de culturas, resultando em águas e solos contaminados e uma perda maior de biodiversidade.
Em algumas partes do mundo, estão sendo feitos esforços para cultivar cacau em pequenas fazendas aninhadas nos ecossistemas naturais da floresta tropical para resolver esses problemas, salvar uma indústria de US $ 50 bilhões por ano e impedir que o próprio chocolate fique em perigo!

Pollinators - Chocolate midge, NPS. Tradução PGCS
https://www.nps.gov/articles/chocolate-midge.htm?platform=hootsuite

Relacionadas
Asas da vida | A beleza da polinização | O segredo que os figos escondem | Morcego e flor | Água com açúcar | Ora, direis, ouvir abelhas

Nenhum comentário: