16 fevereiro, 2020

O enterro mais doido da história do mundo

por LUIZ ANTONIO SIMAS
1- Thread (*) sobre o enterro mais doido da história do mundo, que descrevi no meu livro "Coisas Nossas". O cantor Blecaute, um dos maiores intérpretes de marchinhas e sambas de Carnaval de todos os tempos, morreu no dia 9 de fevereiro de 1983 . O velório foi uma fuzarca das boas.
2- Em certo momento um corneteiro solou, em andamento lento, o samba General da Banda, maior sucesso do falecido, com a solenidade exigida pela ocasião. Logo depois o da corneta se animou, atacou de Maria Candelária, a alta funcionária que saltou de paraquedas e caiu na letra ó.
3 - O corneteiro emendou com Maria Escandalosa, outro sucesso do cantor, e transformou o cemitério em um salão dos mais animados. À exceção do próprio Blecaute, todos os presentes, numa reação em cadeia, levantaram os dedinhos e caíram no sassarico.
4- O lance mais inusitado, entretanto, não foi o fabuloso baile no cemitério. Acontece que o enterro foi no São João Batista e um fã mais afoito, disposto a se despedir do ídolo, encheu a cara, errou de cemitério e parou no Caju, ao lado de dois companheiros de copo.
5- Os três, pra lá de Bagdá, chegaram ao concorrido velório de um capitão do Exército e, apostando que aquele mar de gente só podia estar ali para se despedir do Blecaute, invadiram a capela mandando no gogó: Chegou General da Banda, ê ê / Chegou General da Banda, ê a...
6- Para horror da família do capitão, com direito a siricoticos da esposa e crise nervosa de uma amante discretíssima, alguns dos presentes, mesmo não entendendo bulhufas do que ocorria, acharam que era melhor cantar também.
7- Na hora em que os bebuns, no embalo do General da Banda, puxaram Pedreiro Waldemar, um familiar do morto deu o basta, foi tirar satisfações com os cachaças e o pau comeu.
8- Em meio a cenas de pugilato, a amante do defunto incorporou uma cigana e passou a dar consultas no cemitério, ao lado do túmulo do Barão do Rio Branco. A esposa deu uma de viúva das histórias do Nelson Rodrigues e desmaiou.
9- Os pinguços, quando perceberam a dimensão da encrenca, saíram em busca de alguma birosca. A turma cantando para o defunto errado foi, no fundo, uma tremenda homenagem ao grande Blecaute. Não imagino prova de popularidade mais contundente.
(*) https://twitter.com/simas_luiz/status/1112884894542299136
10 - A família do milico, cá entre nós, não deveria ter se ofendido com o gurufim. O homem subiu de patente: viveu como capitão do Exército e virou, depois de morto, o General da Banda.
https://odia.ig.com.br/_conteudo/diversao/carnaval/2014-02-08/luiz-antonio-simas-o-gurufim-do-blecaute.html

Nenhum comentário: