28 fevereiro, 2020

Biblioteca e jardim

"Se você tem um jardim e uma biblioteca", escreveu Cícero, "você tem tudo o que precisa".

O que torna uma biblioteca fascinante?
"Por exemplo, uma passagem secreta através de uma estante para outra biblioteca."

Jorge Luis Borges, escritor argentino:
"Talvez me enganem a velhice e o temor, mas tenho a suspeita de que a espécie humana — a única — está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca per­durará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta."
In: Biblioteca de Babel

"Sem bibliotecas, o que nos resta? Não teríamos passado ou futuro." ~  Ray Bradbury

Leilão de jardim
"Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos?" ~ Cecília Meireles

Na cidade de Cavriglia, o cirurgião italiano Gianfranco Fineschi (1923-2010) criou o Roseto Botanico Carla Fineschi, com 6.400 espécies de rosas, em memória de sua esposa. O criador do "Louvre das Rosas" considerava-se um romântico sensível a este gênero de flores. Com elas conversava, mantinha diálogos de amor e conhecia os sentimentos de cada uma delas. Basta ver o dístico que colocou na entrada da sua fantástica coleção.
Uma frase de Sheridan:
"Vem a meu jardim. Eu quero que as minhas rosas te vejam".
https://blogdopg.blogspot.com/2017/05/vem-meu-jardim.html

Nenhum comentário: