19 fevereiro, 2020

O estado físico do vidro

Você saberia definir em qual estado físico o vidro se encontra? Se já teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de obtenção certamente vai ter facilidade em entender o que iremos propor agora: o vidro possui estado físico peculiar.
Quando os átomos que compõem um material não estão completamente unidos de modo a formar uma estrutura cristalina rígida, não podemos dizer que este material é um sólido. E é exatamente isso que ocorre com nosso objeto de estudo: o vidro.
Mas se o vidro não possui moléculas que caracterizam a classe de sólidos, certamente se classifica com um líquido. Essa seria uma dedução viável, se não levássemos em consideração o óbvio: você já viu alguma porta de vidro escorrer? (1)
Afinal, qual é o estado físico do vidro? Ele pode receber a classificação de sólido amorfo.
Comecemos com a definição: Substância amorfa é aquela que não possui uma ordenação (organização) espacial de suas moléculas, ou seja, os átomos se encontram desorganizados. É claro que para visualizar esse aspecto você teria que utilizar um microscópio, mas o fato é que um material denominado de amorfo não é considerado sólido.

Representação ilustrativa da rede do vidro (sólido não cristalino)
onde fica caracterizada a ausência de simetria e periodicidade.

O vidro é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material. Algumas pessoas levam em consideração este procedimento, e classificam o vidro como líquido de alta viscosidade.
Mas se nos basearmos no processo de obtenção dos compostos amorfos (materiais derretidos que passam por resfriamento brusco), veremos que se classifica como um sólido amorfo. E então, qual dessas classificações você acha mais viável?
As duas seria a resposta certa, por que na verdade o vidro é considerado um líquido de viscosidade elevadíssima (2) ou um sólido amorfo.
Fonte: BOL - Mundo Educação

N. do E.
(1) Pode não parecer, mas todo vidro na Terra está fluindo para baixo sob a atração implacável da gravidade. Se removermos uma seção de um vitral realmente antigo da janela de uma catedral europeia, notaremos que está perceptivelmente mais grosso na parte inferior do que na superior. ~ Bill Bryson , ISBN 978-85-359-0724-7 (p. 225)
(2) Vide: Uma experiência de longa duração - 1 e 2

Humor
O estado físico do gato

Nenhum comentário: