13 fevereiro, 2020

A ciência do tempo interno

"Seis horas de sono para um homem, sete para uma mulher e oito para um tolo", prescrevia Napoleão. (Portanto, ele teria zombado de Einstein, que era conhecido por exigir dez horas de sono para apresentar um desempenho ótimo.)
Essa superioridade, admitida por aqueles que conseguem sobreviver com menos horas de sono, não é apenas algo que Napoleão compartilhou com ditadores como Hitler e Stalin. É uma atitude duradoura em nossas normas e expectativas sociais, desde provérbios sobre as madrugadas até a estrutura básica de programação da educação e do local de trabalho.
Mas, em "Internal Time: Chronotypes, Social Jet Lag, and Why You’re So Tired" (Tempo Interno: Cronotipos, Jet Lag Social e Por que Você Está Tão Cansado), o cronobiólogo alemão Till Roenneberg demonstra através de uma riqueza de pesquisas que nossos padrões de sono têm pouco a ver com a preguiça e outras falhas de caráter desprezadas, e tudo a ver com a biologia.
Na verdade, cada um de nós possui um cronotipo diferente - um tipo de tempo interno para o ato de dormir.  Roenneberg traça as raízes evolutivas de diferentes ciclos do sono e argumenta que, embora os cronotipos anteriores tivessem uma vantagem social nas sociedades agrárias e industriais, o mundo atual do trabalho temporário e da conectividade constante invalidou tais vantagens, mas deixou para trás o estigma social em torno dos cronotipos posteriores.
Em suma, este mito de que os madrugadores são pessoas trabalhadoras e que os que acordam mais tarde são preguiçosos tem suas razões e méritos nas sociedades rurais, mas torna-se questionável em uma sociedade moderna 24/7. A velha moral, no entanto, é tão prevalente que ainda domina nossas crenças, mesmo nos tempos modernos.

Fig. A duração média do sono em horas mostra uma distribuição em forma de sino dentro de uma população, mas há mais dormidores curtos (à esquerda) do que dormidores longos (à direita).

A desconexão entre nosso tempo biológico, interno e social - definido por nossos horários de trabalho e engajamentos sociais - leva ao que Roenneberg chama de jet lag social , uma espécie de exaustão crônica que lembra os sintomas do jet lag e comparável a ter que trabalhar para uma empresa alguns fusos horários a leste de sua casa.
Então, mesmo que o filósofo Daniel Dennett esteja certo de que "nem uma única das células que compõem você sabe quem você é ou se importa", uma única célula sabe quando você deveria estar dormindo e se importa.

Extraído de: The Science of Internal Time, Social Jet Lag, and Why You’re So Tired, por Maria Popova

Nenhum comentário: