20 maio, 2019

Ora direis, ouvir abelhas

Nós enfrentamos uma crise global. O declínio significativo da população de abelhas e de outros polinizadores ameaça a segurança alimentar, a biodiversidade e os ecossistemas, com consequências drásticas para a raça humana e o planeta. Os declínios são consequências de atividades humanas: agricultura intensiva, destruição e fragmentação de habitats naturais, uso disseminado de pesticidas, poluição causada por resíduos, declínio de práticas baseadas em conhecimentos indígenas e locais, mudança climática e o crescimento global crescente da população.

As abelhas são uma espécie-chave e a polinização é um processo-chave em ecossistemas terrestres naturais e manejados por humanos. As abelhas polinizam a maioria das plantas, fornecendo-nos a comida que comemos e o ar limpo que respiramos. A polinização também tem um impacto positivo sobre o meio ambiente em geral, ajudando a manter a biodiversidade e os ecossistemas vibrantes dos quais depende a agricultura. Sem polinização, inúmeras espécies interconectadas e os processos que funcionam dentro de um ecossistema entrariam em colapso.

Mais de 80 por cento das culturas alimentares requerem polinização. Precisamos aprender mais sobre polinizadores, serviços de polinização de plantas e interações entre agroecossistemas e manejos de polinização, para entender como conservá-los e manejá-los para manter a biodiversidade, garantir a saúde do ecossistema e melhorar os meios de subsistência humanos. Ao identificar os polinizadores, monitorar seus declínios e entender as interações planta / polinizador, ajudamos a expandir a base de nossos conhecimentos.


Apicultores brasileiros encontram meio bilhão de abelhas mortas em três meses.
Casos foram detectados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Análises laboratoriais identificaram agrotóxicos em cerca de 80% dos enxames mortos no RS.

Reportagem da Agência Pública

Dia Mundial das Abelhas
O 20 de maio foi escolhido pela ONU para a data por ser o dia do nascimento de Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.


Nenhum comentário: