01 fevereiro, 2020

Em fevereiro tem carnaval

Este ano não vai ser igual àquele que passou. Quando houve reclamações gerais porque o carnaval caiu em março (5). Coisa do calendário religioso.
Isso aconteceu por causa da data da Páscoa, que é sempre no domingo seguinte à primeira Lua cheia que ocorre após o equinócio da primavera no hemisfério norte. Equinócio é o momento em que o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas.
Quanto ao Carnaval, é sempre 47 dias antes da Páscoa.
Como diriam Humberto Silva e Paulo Sette, autores de "Até quarta-feira", e Jorge Ben, de "País Tropical":
Este ano, meu bem, tá combinado, em fevereiro (25) tem carnaval.

No bissexto ano de 1912, o Brasil teve Carnaval em dobro. Morreu em 12 de fevereiro José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, para quem só havia duas coisas organizadas no País: "a desordem e o Carnaval". Então, o governo decretou luto e adiou o Carnaval para dois meses depois. Esse decreto desagradou os foliões e teve efeito contrário: o povo festejou duplamente, em fevereiro e abril.

Fevereiro
Derivado do período romano de Februa, que era um festival de purificação, também chamado festival de Lupercália. Fevereiro recebeu o nome do deus romano Februus, que representava a purificação. Este festival ocorria no dia 15 do mês. Incluía alguns rituais de limpeza que, acreditava-se, melhoravam a saúde e a fertilidade.

Nenhum comentário: