10 fevereiro, 2020

A confusão dos bugalhos com as bolotas

A confusão não é só dos alhos com os bugalhos, é também destes com as bolotas
Maria João Horta Parreira, da associação Plantar uma Árvore, explica o que são os bugalhos, para que servem e como distingui-los das bolotas.
À primeira vista podem parecer estruturas semelhantes. Mas são coisas bem diferentes. As bolotas são o fruto dos carvalhos, um fruto seco, de uma só semente que permanece em seu interior, e é constituída pela semente e pericarpo (a camada externa do fruto que protege a semente). Já os bugalhos são galhas, isto é, multiplicações celulares que se formam nas plantas como resposta à picada de insectos ou ao ataque de fungos, bactérias ou nemátodos. Assim, os bugalhos não são frutos, mas estruturas que as plantas produzem em resposta a agressões externas.
Os carvalhos são particularmente sensíveis à formação de bugalhos, sendo os mais comuns causados por insectos himenópteros (do grupo das abelhas, vespas e formigas). As interações entre as plantas e os insetos sempre ocorreram de um modo natural e espontâneo, como é no caso dos carvalhos.
Geralmente, os bugalhos funcionam como local para os insetos depositarem os seus ovos em segurança, protegidos de possíveis predadores. Esta é a estratégia adoptada pela vespa das galhas (Cynips tozae), por exemplo. Esta procura locais para depositar os seus ovos, que os possam proteger e ser fonte de alimento durante as metamorfoses, para que o ciclo de vida se possa completar até à fase adulta. Nesta altura, a vespa sairá do bugalho o que pode ser comprovado pelo orifício que deixa no mesmo.
A natureza é fantástica. Quando encontrar um carvalho, pode confirmar se existem bolotas ou bugalhos, dependendo da época do ano, e lembrar a expressão adaptada: "Quem bugalho vê, bolota lhe pode parecer".

Extraído de: Cinco fatos curiosos sobre os bugalhos, Wilder

(*) MJ Horta Parreira é mais um caso de determinismo nominativo.

Nenhum comentário: