07 fevereiro, 2020

A maior explosão da era pré-atômica

Aconteceu em Halifax, Nova Escócia, Canadá, quando um navio de munição explodiu devastando a cidade e ceifando as vidas de muitos de seus cidadãos.
Em 7 de fevereiro de 1917, dois navios colidiram no estreito de Halifax, um estreito que liga uma ampla bacia com o porto propriamente dito, o qual se abre para o Atlântico. Um navio de socorro belga de saída, o Imo, havia se desviado do curso. E um cargueiro francês de entrada, o Mont-Blanc , não conseguiu sair do caminho. O Imo atingiu o Mont Blanc próximo da proa.
O cargueiro transportava 2.925 toneladas de explosivos, incluindo 246 toneladas de benzol, um combustível altamente inflamável, em tambores amarrados ao convés. Alguns dos tambores tombaram e romperam. O benzol derramado pegou fogo. A tripulação do Mont-Blanc, incapaz de conter as chamas, abandonou o navio.
O navio fantasma queimou e flutuou por cerca de 15 minutos, vindo a deter-se em um píer na costa de Halifax. Milhares de pessoas a caminho do trabalho ou já trabalhando em empregos na zona portuária, ou em suas casas em Halifax e Dartmouth pararam para assistir.
Então, o Mont-Blanc explodiu.
Praticamente nenhuma família foi poupada. A maioria das quase 2.000 mortes conhecidas da explosão ocorreram de imediato - embora muitos corpos não fossem identificáveis. Cerca de 9.000 ficaram feridos, muitos deles crianças - feridos no rosto e nos olhos enquanto olhavam pelas janelas para o  Mont Blanc. Cerca de 6.000 pessoas ficaram desabrigadas, e muitos milhares tiveram suas casas muito danificadas.
Foi a maior explosão provocada pelo homem antes de Hiroshima.


Halifax, após a explosão

Nenhum comentário: