29 janeiro, 2018

Desenhos da Lua

Thomas Harriot (Oxford, 1560 — Londres, 2 de julho de 1621) foi um matemático e astrônomo inglês, fundador da escola inglesa de álgebra e introdutor de vários símbolos e notações empregados em álgebra ainda hoje, como os sinais de maior que e menor que.
(Aqui o HTML se encarrega de modificar estes sinais algébricos para ">" e "<", respectivamente.)
Harriot foi a primeira pessoa a fazer um desenho da Lua vista pelo telescópio, em 26 de julho de 1609 — quatro meses antes de Galileu.


Em seu blog, Thony Christie ressalta que "os desenhos de Harriot são muito primitivos, meros esboços, e não podem ser comparados com os desenhos da Lua justificadamente famosos publicados por Galileo Galilei em Sidereus Nuncius a partir de 1610. Galileo ao contrário de Harriot era um artista treinado e percebeu que o que ele estava vendo através de seu telescópio eram recursos paisagísticos tridimensionais: montanhas, vales etc.".

Selenografia
Geografia é uma palavra de origem grega que significa "escrita da Terra", a partir de geo (Terra) e grafos (escrever). Selenografia é a "escrita da Lua", de Selene, a deusa grega da Lua, e grafos.

Poderá também lhe interessar: As primeiras fotografias da Lua e do Sol.

Nenhum comentário: