13 julho, 2018

Sextas-feiras 13 e 17

O décimo terceiro dia do mês tem maior probabilidade de ocorrer na sexta-feira do que em qualquer outro dia da semana. Em média, há uma sexta-feira 13 a cada 212,35 dias (a comparar com a quinta-feira 13, que ocorre apenas uma vez a cada 213,59 dias).
De acordo com o Stress Management Center - Phobia Institute em Asheville, Carolina do Norte, cerca de 17 a 21 milhões de pessoas nos Estados Unidos são afetadas pelo medo desse dia. Algumas pessoas ficam tão paralisadas pelo medo que evitam seguir suas rotinas normais, fazer negócios (estima-se que 800 a 900 milhões de dólares em negócios não são realizados), tomar voos ou até mesmo sair da cama.
Apesar disso, representantes da Delta e da Continental Airlines dizem que suas companhias aéreas não sofrem nenhuma queda perceptível nas viagens nessas sextas-feiras.
De acordo com os folcloristas, não há provas por escrito da superstição da "sexta-feira 13" antes do século 19. A mais antiga referência documentada em inglês ocorre na biografia de Gioachino Rossini, de Henry Sutherland Edwards, em 1869.
Os italianos têm uma tradição similar para a sexta-feira 17. (*)
Não se preocupe, se algo terrível não acontecer com você hoje, você terá outra chance de desastre em setembro de 2019. ~ Pat Ballew, modificado

(*) Na terra da pizza, o 17 é considerado o número do azar. Ele simboliza a morte, porque escrito em algarismos romanos "XVII" pode ser reorganizado e formar a palavra "vixi", que significa "eu vivi". O termo VIXI é muito utilizado em tumbas romanas. O número 17 também é relacionado ao dia do grande dilúvio descrito na Bíblia, que começou em 17 de fevereiro (Gên. 7:11). Outra hipótese para a crença é baseada na la smorfia, um sistema numérico utilizado na interpretação de sonhos, no qual o número 17 significa infelicidade.
Para se ter uma ideia de como o número em questão é evitado, alguns hotéis não possuem o quarto 17, e a companhia aérea Alitália não tem nenhum voo 17. A situação piora quando o dia 17 cai em uma sexta-feira, também considerado um dia de azar. Site Megacurioso

Nenhum comentário: