26 julho, 2018

Águas de Marte

Water on Mars (*)
Créditos e direitos autorais: Ellen Roper
A água em Marte já foi encontrada tantas vezes que existem até piadas sobre isso. Como esta que, em 1.º de abril de 2005, se tornou uma Imagem Astronômica do Dia da NASA.
Até agora a detecção de água em Marte tinha sido na forma de gelo em alguns pontos, ou na forma de vestígios de vapor de água na atmosfera, e, ocasionalmente, como salmouras perto da superfície.
Só agora uma equipe de cientistas italianos acredita ter detectado a presença de um lago de cerca de 20 quilômetros de largura, um quilômetro e meio abaixo da superfície no polo sul de Marte. Seria, neste caso, água muito salgada em local muito frio e difícil para se viver por lá, mas água em estado líquido, afinal.
O estudo é intitulado Radar evidence of subglacial liquid water on Mars, e a palavra-chave aqui é evidência porque, na realidade, ainda não está confirmado que esse lago exista. Mas o resultado obtido é consistente para valer a pena prosseguir com o estudo, tanto para tentar confirmá-lo quanto para ver se outros lagos similares aparecem em outras partes do Planeta Vermelho.

(*) Explicação: Você pode ajudar a descobrir a água em Marte? Encontrar água em diferentes regiões de Marte tem implicações para a compreensão de sua complexa história geológica, a possível existência de vidas passadas e o sustento de potenciais futuros astronautas . Muitas missões espaciais tiraram fotografias da superfície do planeta vermelho e algumas delas podem mostrar uma pista sutil que indica a falta de água em Marte. Por inspeção minuciosa de imagens, seguindo a curiosidade, aplicando princípios científicos, aplicando conhecimento sobre características na superfície marciana e aplicando princípios de geologia planetária, tais pistas podem ser trazidas à luz. Nesse meio tempo, feliz Dia da Mentira!

Nenhum comentário: