18 julho, 2018

Os filtros midiáticos que manipulam a opinião pública

Segundo o modelo de Chomsky, (*) a mídia opera através de 5 filtros:
1. PROPRIEDADE: As firmas de mídia de massa são grandes corporações. Muitas vezes, são parte de conglomerados ainda maiores com uma única finalidade: lucrar. O que deixa o jornalismo crítico em segundo lugar entre as prioridades do interesse corporativo.
2. FINANCIAMENTO: A mídia custa muito mais do que os consumidores jamais vão pagar. Então, quem financia a propaganda? Anunciantes que pagam pelo público. Ou seja, a mídia não está apenas vendendo seu conteúdo, mas sim, você.
3. FONTE: Como é administrada a mídia? O jornalismo não pode monitorar o poder, porque esse mesmo sistema incentiva a cumplicidade. Governos, corporações, grandes instituições influenciam a narrativa das notícias. Ou seja, são eles que fornecem para a mídia os furos de notícia, fontes oficiais e até entrevistas com "especialistas". Se fazendo cruciais para o processo jornalístico. O que garante uma certeza: Se você quiser desafiar o poder, será empurrado para a margem.
4. PRESSÃO: Quando a narrativa é inconveniente para os que estão no poder, vários grupos de pressão atuam em empresas dos meios de comunicação. Como uma chantagem velada, para que os grandes meios de comunicação jamais saiam de uma linha editorial consoante com seus interesses.
5. NORMATIVO: Para manufaturar um consenso, é preciso de um inimigo – um alvo. Quem são eles? Comunistas, imigrantes, terroristas, entre outros. A ideia de um inimigo em comum, um monstro para se temer, ajuda a encurralar a opinião pública.
(*) Noam Chonsky, filósofo, linguista e ativista político. Via Catraca Livre


Botão "Detalhes" Opção "Legendas/CC" Opção "Português"

Lawfare, a experiência brasileira
https://twitter.com/FatosNacionais/status/1017196884497223680

A missão da PRÓ-VÍTIMAS
A PRÓ-VÍTIMAS foi criada para contribuir com a luta pela afirmação do Estado democrático de direito e da cidadania, para proteger e amparar cidadãs e cidadãos vítimas de agentes do Estado, que, no exercício de suas funções públicas, abusam de prerrogativas, da discricionariedade, age em desrespeito à Constituição, às leis estabelecidas, a direitos, humilha, censura, limita, extorque, prevarica, submete cidadãos a caprichos pessoais, a interesses e ideologia. A associação oferece alternativa de última instância para quem não encontra no Judiciário o devido amparo para garantias que lhe são de direito, em razão de omissão, de conluio entre membros dos poderes, com a imprensa, para proteção do abuso e do abusador
https://www.provitimas.org/

Nenhum comentário: