18 julho, 2018

Nelson Mandela — 100 anos

Aos 19 anos, Christo Brand, um rapaz do interior nascido na mesma cultura africâner que criou o apartheid, conheceu Nelson Mandela. Pertencentes a mundos opostos, seus destinos se cruzaram quando Christo, então recruta do serviço carcerário da África, foi enviado para trabalhar na Ilha Robben, na Cidade do Cabo, no presídio de segurança máxima onde ficavam desde terroristas mais perigosos até líderes políticos anti-apartheid. O jovem carcereiro e o veterano lutador pela liberdade – então com 60 anos – tinham tudo para uma convivência lastreada no ódio, mas, em vez disso, desenvolveram uma amizade extraordinária, cujos detalhes são relatados no livro Mandela - Meu prisioneiro, meu amigo.
Confira abaixo sete frases extraídas do livro sobre o homem por trás do nome Nelson Mandela:
1 “Mandela, um prisioneiro altivo e um grande líder, fez a minha cabeça jovem entrar em parafuso.”
2 “Como não se interessar por um homem tão altivo e humilde, disposto a acatar ordens de um adolescente?”
3 “Aos poucos fui entendendo a causa pela qual ele e seus companheiros lutavam, arriscavam a vida, abriam mão da liberdade.”
4 “Ele não era um estudante nato e admitiu para mim que a idade dificultava os estudos.”
5 “Eu via Mandela se exercitando em sua cela às cinco da manhã, normalmente por uma hora.”
6 “Era sempre Mandela quem acalmava os ânimos e resolvia a situação.”
7 “Ele não permitiria que mesquinharias desfizessem o bem maior pelo qual estavam trabalhando.”
Confira no Instagram a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres sobre o Dia Internacional Nelson Mandela. Comemorado pela primeira vez em 18 de julho de 2010, o Mandela Day é a primeira data que a ONU dedica a uma pessoa.

No blog EM: Homenagem a Mandela, Mandela por FGF

Nenhum comentário: