02 julho, 2018

O pênalti perfeito

De 240 cobranças nas disputas por pênaltis em Mundiais antes do torneio na Rússia, 170 foram convertidas em gols, ou seja, pouco mais de 7 em cada 10.
Dos pênaltis bem-sucedidos, o local mais popular para a bola balançar a rede foi a parte inferior do gol e à esquerda do goleiro, de acordo com dados da empresa de dados esportivos Opta.
O pior lugar para chutar um pênalti é no meio do gol e com um chute baixo - o índice de sucesso é de só 58%.
Se um jogador decide chutar um pênalti bem no meio, um chute alto, ao menos, é a melhor opção. Nenhum goleiro conseguiu pegar as 15 cobranças nas disputas por pênalti em Copas do Mundo que foram miradas no alto e no meio.
Mirar na parte de cima do gol, por sinal, é geralmente uma boa estratégia. Dados da Opta mostram que mais de 90% dos pênaltis chutados para a parte superior do gol, para qualquer lado, foram convertidos em gol.
Mas essa estratégia também é arriscada, como o italiano Roberto Baggio descobriu na final de 1994, quando chutou alto demais - para fora - e deu o tetracampeonato ao Brasil.

Gráfico de cobranças perdidas

Só um quinto dos pênaltis nas disputas por pênaltis foram defendidos, 49 de 240 tentativas. Foram 28 goleiros responsáveis por essas defesas.
Metade dos pênaltis defendidos foram de um lado e, metade, do outro (24 para a esquerda e 25 para a direita).
Doze cobranças pararam no travessão ou nas traves.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: