01 março, 2015

Piadas molhadas

A primeira exibição pública de imagens em movimento foi realizada em 1895 por Louis Lumière, que mostrou dez filmes curtos dirigidos por ele. A maioria destes filmes eram microdocumentários, mas havia também um filmete intitulado "L'arroseur arrosé".
Este filme de apenas quatro e quarenta segundos, que tem sido chamado de o primeiro filme cômico, envolve um homem de meia-idade e um adolescente. O homem está aguando a grama quando o jovem pisa na mangueira, interrompendo o fluxo de água. Isso faz com que o homem perscrute o bico da mangueira, com uma cara de estupidez que prediz todo o futuro da comédia. Então, o rapaz tira o pé da mangueira, que esguicha no rosto do homem. Descobrindo o causador da brincadeira, o homem corre trás dele e, após pegá-lo, se vinga molhando-o todo.



Mangueiras de jardim, garrafas, flores que esguicham, poças, baldes com água sobre as portas etc. Há algo excepcionalmente engraçado com essa substância no planeta do humor.
Tchekhov escreveu que, se você mostrar uma arma acima de uma lareira no Ato 1, a arma tem que ser usada no Ato 3. E o mesmo é para acontecer também com pistolas de água, mangueiras e afins: se você mostrar uma na primeira cena de um comédia pastelão, ou no início de uma história em quadrinhos, tem que molhar alguém mais adiante.

Nenhum comentário: