14 março, 2015

Disque Pi

O Dia do Pi (Pi Day) é comemorado hoje, 14 de março (3/14 na notação norte-americana), por ser 3,14 a aproximação mais conhecida do pi (π). E sendo também o dia de nascimento de Albert Einstein, esta coincidência atrai os fãs das ciências exatas para as comemorações. Há uma tradição de comer tortas nesta data. Talvez porque, em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra torta (pie) apresentem pronúncia idêntica. Mas, como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em forma redonda.
O que é o Disque Pi
Alguém teve a "pichorra" de discar em um telefone clássico os 10 mil primeiros números da constante (3,1415926…) e criar este vídeo (duração: 4h36) em que gravou o som de toda o processo de discagem.
Se você deixar o vídeo em volume baixo, o som é relaxante. É como se você estivesse em uma fábrica, escutando uma máquina a funcionar, sem ter por perto o chato do patrão. Embora a imagem do vídeo – por ser unicamente a de um telefone de dial – seja bastante monótona.



É possível assistir ao vídeo duas vezes em um dia de trabalho, sem prejudicar o intervalo para o almoço.

Nenhum comentário: