26 março, 2015

Tabela de obituários

†   †   † 
A Waterford Chronicle comunica às pessoas que anunciam obituários no Jornal que adotará seguinte tabela de preços:
Para uma morte simples, dois xelins e seis pences.
Para a morte de uma pessoa lamentada profundamente, cinco xelins.
Para a morte de uma pessoa que viveu um padrão perfeito de todas as virtudes cristãs e cuja morte foi lamentada por todo o país, dez xelins.
Para a morte de uma pessoa que possuía profunda erudição, acrescentada de que toda a sua vida foi marcada pela piedade, humildade, caridade e abnegação, uma libra.
Para a morte de uma senhora que era o deleite do círculo em que ela vivia e cujo marido está inconsolável pela perda, uma libra e dez xelins.
Para a morte de um cavalheiro que, casado há seis meses, era um exemplo de todas as virtudes conjugal e doméstica, e cuja viúva está em um estado de angústia beirando o esquecimento, duas libras.
Para a morte de um aristocrata que era um padrão de mansidão, um modelo de humildade, patrono do gênio angustiado, um verdadeiro filantropo, um cristão exemplar, um generoso doador de esmolas, profundamente erudito, incessante no cumprimento dos deveres de sua posição, amável, hospitaleiro e carinhoso com seu arrendatários, e cuja perda será lembrada e lamentada pela posteridade, cinco libras.
Para cada boa qualidade adicional, seja doméstica, moral ou religiosa, haverá um custo adicional.

Birmingham Journal, 21 de agosto de 1830

Nenhum comentário: