08 março, 2015

Dia Internacional da Mulher

[...]
Então pergunto: —“Existe mesmo a mulher feia?”. Eu próprio respondo: — a feia integral, indubitável, absoluta, não existe, nunca existiu, é um ser utópico, impraticável. Cada mulher, e ainda as menos dotadas, tem uma doce estrela secreta que lhe é própria, inalienável. Pode ser que nem todos sintamos essa flama, mas, nesse caso, o defeito é nosso, a incapacidade é nossa.
Quem está com a razão é o homem de rua. O homem de rua — anônimo, jocundo, extrovertido — não discrimina as feias das bonitas, as simpáticas das antipáticas. Desde o princípio do mundo nenhuma mulher saiu à rua sem ouvir um galanteio. Ao voltar, ele traz junto ao seio, como uma dália secreta, esse galanteio inesquecível de esquina. Aparentemente, o homem de rua tem um gosto que é a um tempo irresponsável e delirante.
Eu vos digo que não. Ele está certo. Mais inteligente do que nós, mais sensível, ele descobriu que está para nascer a mulher feia, a mulher insignificante. No trem da Central ou no “Maria Fumaça” da Leopoldina, na Praça da Bandeira, no lotação e no ônibus ou nos bondes anti-diluvianos — cada pequena tem uma chama interior, uma crepitação, um charme de Joana D’Arc.
Comecei esta croniqueta falando na ilusão de beleza que nasce e morre nas mulheres. Não é ilusão. Elas trazem para vida um encanto docemente eterno.
Mesmo as feias, como são lindas!”
(por sugestão de Fernando Gurgel, extraído de "A feia imortal", Blog da Conceição, no Correio Braziliense)

Nenhum comentário: