25 março, 2015

O Pequeno Príncipe na Rosetta

Sabemos que o Pequeno Príncipe (Le Petit Prince) vive no asteroide B612. Esse pequeno detalhe foi deixado de lado pela Slow Factory ao criar a "Le Petit Prince on Rosetta", sua nova coleção de camisas.
Rosetta é o nome da sonda da Agência Espacial Europeia, em órbita ao redor do núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a partir de agosto de 2014, acompanhando-o em sua aproximação do Sol.
Aqui nós também temos acompanhado a saga da Rosetta. [1] [2] [3] [4]
Ela nem sequer é mostrada nas camisas da Slow Factory, apesar de constar o nome Rosetta no título da nova coleção. Nas gravuras das camisas, o personagem de Saint-Exupéry aparece sempre sobre o núcleo do cometa 67P.
Talvez o nome "Le Petit Prince on 67P..." não soasse tão bem.
Parafraseando Bial
Poesia não dá camisa
Mas quando o poeta tem uma mula...
Rosetar quer dizer esporear (aplicar as esporas). O termo é originário de "roseta" peça circular da espora, em forma de estrela, que espeta a montaria quando acionada. Em Minas, o povo do interior usa "rosetar", também, com o significado de transar. "Que me importa que a mula manque, eu quero é rosetar" (marcha carnavalesca de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, gravada por Jorge Veiga em 1946).

Nenhum comentário: