08 março, 2015

Ada Lovelace, a que o mundo quase esqueceu

Embora as pessoas do mundo da tecnologia já tenham ouvido falar dela, Ada Lovelace, que viveu de 1815 a 1852, é um nome quase desconhecido para o mundo.
Matemática e escritora inglesa, Lovelace escreveu o primeiro algoritmo de computador, propôs a ideia de que a humanidade e a tecnologia devem conviver e idealizou o conceito da inteligência artificial.
Ela, que ajudou a definir a era digital, foi ignorada também em seu próprio tempo. Em 1843, quando suas anotações seminais sobre a computação foram apresentadas ao "Scientific Memoirs", um periódico científico inglês da época, os editores recuaram e disseram a um colega dela, Charles Babbage, que ele, "como convém a um homem", deveria assinar o texto no lugar de Lovelace.
"Os estereótipos têm um efeito de autorreforço, porque nós, como seres humanos, esperamos ver o que nos é familiar", comentou Sheryl Sandberg, executiva operacional-chefe do Facebook. Para ela, é imperativo desmentir o mito de que as mulheres não se interessam por tecnologia.
Ada morreu com a idade de 37 anos e foi enterrada ao lado do pai, o poeta Lord Byron, o qual ela nunca conheceu. Sua vida foi uma apoteose da luta entre emoção e razão, subjetivismo e objetivismo, poesia e matemática, e problemas de saúde e explosões de energia.

Leia mais sobre sua vida aqui: http://bit.ly/V3im

Leia também: Hipátia de Alexandria

E leia ainda uma postagem que Andrij Harasewych compartilhou: Dia Internacional da Mulher Feliz!

Nenhum comentário: