04 março, 2015

A história do Gótico Americano

Gótico Americano é uma pintura de Grant Wood, de 1930, que mostra um granjeiro e sua tímida filha em frente à sua casa.
Os modelos para a criação da pintura foram a irmã de Wood, Nan, que vestia um avental florido (como o que era usado pelas mulheres estadunidenses no século XIX), e seu dentista, o Dr. Byron McKeeby, de Iowa.
A casa realmente existe. Encontra-se em Eldon, Iowa, e foi construída em estilo gótico estadunidense.
Wood pintou a casa com as pessoas que ele imaginou que viveriam nela. No entanto, sua irmã e o dentista nunca posaram em frente à casa. Cada elemento foi pintado separadamente.
Wood viu a casa enquanto viajava por Iowa, no verão de 1930. Sua fachada logo lhe chamou a atenção e decidiu basear-se nela para sua próxima pintura.
Esta obra foi inscrita em um concurso patrocinado pelo Instituto de Arte de Chicago. No princípio, os críticos não ficaram impressionados com ela. Foi preciso que um dos conselheiros do Instituto convencesse o jurado sobre o valor da peça, que foi premiada com a medalha de bronze e 300 dólares.
Dias depois, a pintura passou a receber a atenção da imprensa e sua fotografia a aparecer cada vez mais nos meios de comunicação. Quando foi publicada no jornal Cedar Rapids, de Iowa, os habitantes do Estado se enfureceram e ameaçaram Wood.
Muita gente entendeu que era uma imagem depreciativa para Iowa e seus habitantes. Mas Grant Wood explicou que não fora sua intenção retratar o povo de Iowa, mas o povo estadunidense em geral. E outros apontaram que a obra fazia referência ao espírito inquebrantável do povo estadunidense, e que, portanto, Gótico Americano seria um símbolo de esperança naqueles tempos da Grande Depressão.
Gótico Americano é uma das pinturas mais famosas na história da arte estadunidense. É um exemplo perfeito do movimento que surgia na época para substituir os estilos artísticos europeus por uma arte genuinamente nacional. E, sem dúvida, é uma obra que faz parte da cultura popular dos Estados Unidos.

La historia de Gótico Americano, Museógrafo. Tradução: PGCS

Ver também: Carros com poeira

Nenhum comentário: